UNIOESTE 2013

Novamente, a questão ambiental foi enfatizada pela mídia brasileira e mundial com a realização da Conferência Rio+20, em junho de 2012. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.

I. A Rio + 20 foi uma conferência organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e, se propôs a dar continuidade a outras várias conferências mundiais que tiveram como foco o conceito de desenvolvimento sustentável, como a de Estocolmo em 1962, a de Londres em 1972 e a de Madrid em 1992 e a do Rio de Janeiro em 2002.

II. Na conferência de 1972, o conceito de desenvolvimento sustentável ainda não estava institucionalizado pela ONU. Esse conceito surgiu a partir do Relatório Brundtland, publicado em 1987 e, consolidou-se na conferência de 1992, realizada no Rio de Janeiro.

III. O conceito de desenvolvimento sustentável pressupõe um novo desenvolvimento, que busca equilibrar o crescimento econômico, a conservação ambiental e o desenvolvimento social. Ele surge em virtude dos impactos socioambientais causados pelo homem, como poluição, uso excessivo dos recursos naturais, pobreza, entre outros.

IV. Os resultados da conferência Rio+20 foram considerados animadores, pois várias decisões foram tomadas em direção ao desenvolvimento sustentável, incluindo acordos sobre investimentos dos países ricos para os países pobres reduzirem a pobreza e a desigualdade social.

V. Além da conferência oficial da ONU, ocorreram centenas de eventos paralelos à Rio+20, como a Cúpula dos Povos, reuniões de empresários de setores diversos, manifestações populares, entre outros.

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.