UNIOESTE 2013

O trânsito das grandes cidades tem se constituído como um dos principais desafios ao planejamento urbano contemporâneo. Para tentar enfrentar este desafio, o governo brasileiro publicou a Lei nº 12587 de 3 de janeiro de 2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. No artigo 2 da referida Lei, é apresentado o seu objetivo principal:

“A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por objetivo contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que contribuam para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano, por meio do planejamento e da gestão democrática do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana”.

O prefeito de uma cidade do interior do Paraná, com cerca de 50 mil habitantes, apresentou algumas medidas com o intuito de diminuir o problema do trânsito:

I. Ampliar a construção de ciclovias.

II. Facilitar o acesso ao transporte individual, principalmente de carros e motos.

III. Criar instrumentos legais que permitam a população habitar áreas mais próximas do centro da cidade, diminuindo o seu deslocamento entre o local de trabalho e de moradia.

IV. Investir em transportes urbanos de massa, principalmente metrô.

Assinale a alternativa correta, que contém as medidas que podem ajudar a diminuir o problema do trânsito na cidade referida.

Escolha uma das alternativas.