Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIOESTE 2015

A movimentação populacional de diversos grupos sociais é um dos fenômenos mais antigos. Os motivos que geram os deslocamentos são diversos tais como: questões ambientais, culturais, religiosas, políticas, econômicas etc. Leia o fragmento do texto abaixo.

 

O drama dos muçulmanos nos abatedouros brasileiros

 

O encarregado de selecionar a mão de obra segue até os negros, às centenas, e escolhe os que levará pelas características físicas: os mais jovens, os mais altos, os mais corpulentos, quem têm os braços mais longos, as pernas mais fortes e as canelas mais finas (canela grossa indicaria “preguiça”). Até mesmo a genitália é examinada, para verificar a existência de hérnias capazes de comprometer o trabalho pesado. Mulheres são descartadas. Homens com aparência frágil, velhos ou doentes, idem.

A cena remonta a uma época nem tão distante da nossa história, mas acontece hoje mesmo, em Brasileia, no Acre, principal ponto de chegada de haitianos e senegaleses. O fluxo é constante e não cessará nos próximos anos. [...] Haitianos, senegaleses, somalis, congoleses e também bengalis (naturais de Bangladesh), sírios e de outras nacionalidades têm migrado não só para fugir dos países de origem, mas por causa de uma forte demanda por seus braços nos frigoríficos do Centro-Oeste e Sul que exportam mensalmente toneladas de frango para o resto do mundo.

Cynara Menezes - Publicado originalmente na edição 803 de Carta Capital sob o título "Onde Alá não influencia”.

 

Sobre os movimentos populacionais, são VERDADEIRAS as seguintes afirmações:

I - A diáspora haitiana deu-se devido às catástrofes naturais (terremoto) ocorridas no Haiti no ano de 2010. Em busca de emprego e melhores condições de vida, a partir do momento em que ingressam no território brasileiro, eles precisam aprender uma nova língua e adaptar-se a novos hábitos culturais.

II - O Brasil, nas últimas décadas, tem sido o destino de muitos estrangeiros, dentre eles africanos, latinoamericanos e até europeus, em função do seu crescimento econômico. No entanto, percebe-se que parte da sociedade brasileira não está preparada para receber o crescente número de imigrantes. Em determinadas regiões do País, ainda existe preconceito racial contra esses imigrantes.

III - Da mesma forma que muitos africanos foram forçados a deixar seus territórios, com o tráfico negreiro no século XV e servir como mão de obra escrava, também foram vendidos como “mercadorias”, como destaca o texto acima. Na atualidade, permanece o tráfico humano, tanto para o trabalho escravo como para a prostituição e até o comércio ilegal de órgãos humanos.

IV - A migração é extremamente negativa para os países que recebem imigrantes, uma vez que os mesmos não contribuem com o desenvolvimento econômico e cultural da nação que escolhem para viver.

V - Os fluxos migratórios que antigamente se estabeleciam dos países do Sul para o Norte têm se modificado. A crise econômica e o desemprego nos países desenvolvidos têm feito com que muitos brasileiros que viviam fora, por exemplo na União Europeia, retornem ao Brasil.

Assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.