Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2015

A movimentação populacional de diversos grupos sociais é um dos fenômenos mais antigos. Os motivos que geram os deslocamentos são diversos tais como: questões ambientais, culturais, religiosas, políticas, econômicas etc. Leia o fragmento do texto abaixo.

 

O drama dos muçulmanos nos abatedouros brasileiros

 

O encarregado de selecionar a mão de obra segue até os negros, às centenas, e escolhe os que levará pelas características físicas: os mais jovens, os mais altos, os mais corpulentos, quem têm os braços mais longos, as pernas mais fortes e as canelas mais finas (canela grossa indicaria “preguiça”). Até mesmo a genitália é examinada, para verificar a existência de hérnias capazes de comprometer o trabalho pesado. Mulheres são descartadas. Homens com aparência frágil, velhos ou doentes, idem.

A cena remonta a uma época nem tão distante da nossa história, mas acontece hoje mesmo, em Brasileia, no Acre, principal ponto de chegada de haitianos e senegaleses. O fluxo é constante e não cessará nos próximos anos. [...] Haitianos, senegaleses, somalis, congoleses e também bengalis (naturais de Bangladesh), sírios e de outras nacionalidades têm migrado não só para fugir dos países de origem, mas por causa de uma forte demanda por seus braços nos frigoríficos do Centro-Oeste e Sul que exportam mensalmente toneladas de frango para o resto do mundo.

Cynara Menezes - Publicado originalmente na edição 803 de Carta Capital sob o título "Onde Alá não influencia”.

 

Sobre os movimentos populacionais, são VERDADEIRAS as seguintes afirmações:

I - A diáspora haitiana deu-se devido às catástrofes naturais (terremoto) ocorridas no Haiti no ano de 2010. Em busca de emprego e melhores condições de vida, a partir do momento em que ingressam no território brasileiro, eles precisam aprender uma nova língua e adaptar-se a novos hábitos culturais.

II - O Brasil, nas últimas décadas, tem sido o destino de muitos estrangeiros, dentre eles africanos, latinoamericanos e até europeus, em função do seu crescimento econômico. No entanto, percebe-se que parte da sociedade brasileira não está preparada para receber o crescente número de imigrantes. Em determinadas regiões do País, ainda existe preconceito racial contra esses imigrantes.

III - Da mesma forma que muitos africanos foram forçados a deixar seus territórios, com o tráfico negreiro no século XV e servir como mão de obra escrava, também foram vendidos como “mercadorias”, como destaca o texto acima. Na atualidade, permanece o tráfico humano, tanto para o trabalho escravo como para a prostituição e até o comércio ilegal de órgãos humanos.

IV - A migração é extremamente negativa para os países que recebem imigrantes, uma vez que os mesmos não contribuem com o desenvolvimento econômico e cultural da nação que escolhem para viver.

V - Os fluxos migratórios que antigamente se estabeleciam dos países do Sul para o Norte têm se modificado. A crise econômica e o desemprego nos países desenvolvidos têm feito com que muitos brasileiros que viviam fora, por exemplo na União Europeia, retornem ao Brasil.

Assinale a alternativa CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login