Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNIOESTE 2015

Desde novembro de 2013, quando o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych anunciou oficialmente que havia desistido de assinar um acordo de aproximação econômica com a União Europeia. Ele optou por priorizar as relações com a Rússia, assim, foram instauradas intensas manifestações populares em oposição à decisão do então presidente na Ucrânia. Frente às manifestações populares, em fevereiro de 2014, Viktor Yanukovych foi deposto do cargo de presidente da Ucrânia e, em maio do mesmo ano, novo governo interino assumiu o País. Nesse contexto de crise política e em consequência dos movimentos populares visando a uma aproximação com a União Europeia, instaurou-se forte crise na Crimeia, Península da Ucrânia. Sobre a crise na Crimeia, considere as afirmativas abaixo.

I - A Crimeia é atualmente um Estado independente.

II - No Referendo popular realizado no dia 16 de março de 2014, com 95% dos votos, a população da Crimeia decidiu pela separação da Ucrânia e anexação ao território russo.

III - O grupo étnico predominante na Crimeia é o russo.

IV - A crise insurgida na Crimeia levou a população a se posicionar a favor da Ucrânia com pedidos de aproximações econômicas com a União Europeia e contra a Rússia.

V - Estados Unidos e União Europeia ainda não reconhecem o Referendo popular realizado na Crimeia, o qual decidiu pela separação da Ucrânia e anexação ao território russo.

Assim, de acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login