UNIOESTE 2015

Os recursos hídricos são fundamentais para uma série de atividades desenvolvidas pela sociedade. No ano de 2014, observaram-se várias manchetes associadas aos recursos hídricos, como as estiagens na região do reservatório de Furnas (Minas Gerais) e o Sistema Cantareira (São Paulo), além das cheias no norte do País.

 

Sobre os recursos hídricos e as bacias hidrográficas brasileiras, analise as proposições abaixo:

I – A intensa seca, especialmente nas bacias hidrográficas que abastecem a cidade de São Paulo, forçou a utilização do denominado volume morto do Sistema Cantareira. O volume morto é entendido como o recurso hídrico que está abaixo do nível de captação das comportas.

II - Os rios de planície são predominantes no Brasil. A condição topográfica desses rios potencializa a instalação de usinas hidrelétricas para a geração de energia.

III – As águas subterrâneas são armazenadas no solo ou em rochas, principalmente as magmáticas. Devido à capacidade filtrante do solo e das rochas, este recurso hídrico não corre o risco de contaminação.

IV – O rio São Francisco, por atravessar o sertão semiárido nordestino, possui poucos afluentes e por ser um rio predominantemente de planalto, não permite a navegabilidade em toda a sua extensão.

V – Embora na maior parte do Brasil os rios sejam subaproveitados para o transporte de pessoas e cargas, na região Amazônica, especialmente nas cidades de Manaus (AM), Belém e Santarém (PA), os rios são amplamente utilizados como meio de transporte. O fluxo de pessoas e mercadorias entre as cidades mencionadas e os municípios ou comunidades vizinhas é realizado notadamente por barcos e lanchas das mais variadas dimensões.

 

Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.