Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIOESTE 2016

No dia 25 de abril de 2015, um forte terremoto de magnitude superior a 7 pontos na escala Richter provocou a destruição e a morte de inúmeras pessoas no Nepal. Eventos dessa natureza, embora catastróficos, são frequentes e esperados em várias regiões do mundo.

 

Sobre os eventos de sismicidade e os fatores exógenos e endógenos do Planeta Terra, pode-se afirmar que

I) o Brasil, mesmo com seu território presente no interior da placa tectônica Sul-Americana, também apresenta episódios de sismicidade. Algumas regiões do Nordeste apresentam frequentemente sismos de baixa intensidade.

II) a Bacia Amazônica também apresenta episódios de simiscidade. No século XX, houve o registro de sismos no Estado do Amazonas que superaram os 5 pontos na Escala Richter.

III) os eventos de sismicidade estão associados aos agentes exógenos que atuam na crosta terrestre. Esses agentes atuam na modelagem da superfície terrestre e também desencadeiam os terremotos, a partir da movimentação das placas tectônicas.

IV) o denominado Círculo do Fogo tem por característica a frequente ocorrência de fenômenos como terremotos e a presença de vulcões. Esta condição está associada à presença dos limites entre as diferentes placas tectônicas da crosta terrestre.

V) os maremotos estão associados às fortes tempestades que ocorrem nos oceanos e desencadeiam a formação de ondas gigantes. Essas ondas são altamente destrutivas quando atingem a região litorânea.

 

A partir das afirmativas acima, assinale abaixo aquela que contenha as alternativas CORRETAS.

Escolha uma das alternativas.