Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIOESTE 2016

Uma análise do mundo contemporâneo não pode deixar de considerar um fenômeno fundamental: a mobilidade das pessoas ou, mais especificamente, os movimentos migratórios internacionais. Atualmente, centenas de famílias chegam à Europa quase diariamente em busca de segurança. Traumatizadas, perseguidas e sem perspectivas de paz em guerras como a da Síria, a escolha para atravessar o oceano muitas vezes é a única opção. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase um milhão de pessoas precisam de ajuda urgente, e ampliar as rotas seguras e legais é a melhor maneira de reduzir o número de refugiados que arriscam suas vidas, além de coibir o violento tráfico humano.

 

Sobre a crise atual dos emigrantes em direção à Europa, considere as afirmativas abaixo.

I - As principais rotas da emigração ilegal para o espaço da União Europeia seguem via terrestre, a partir da Europa de Leste e de países da ex-União soviética.

II - Os países que integram a União Europeia controlam eficazmente todas as suas fronteiras e isso impede a entrada ilegal de emigrantes nesses países. No entanto, existe a questão humanitária do acolhimento e repatriamento das muitas pessoas que são diariamente detidas pelas autoridades ao atravessarem ilegalmente a fronteira

. III - A travessia do Mar Mediterrâneo é uma via que vem sendo pouco utilizada pelos emigrantes ilegais para aceder à Europa dadas as dificuldades e os riscos em efetuar tal viagem.

IV - Em 2015, a Hungria começou a construir um muro na fronteira com a Sérvia para conter o fluxo da emigração, oriundo da chamada “rota dos Bálcãs”.

V - A instabilidade na Síria e no Norte do Iraque aumentou significativamente a emigração ilegal para a Europa.

 

Assinale o conjunto de alternativas CORRETAS.

Escolha uma das alternativas.