Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIPAM 2012

“Historicamente, o absolutismo remete a um determinado tipo de regime político que, em geral, predominou na Europa entre os séculos 16 e 18. Sua consolidação coincidiu com o fim do período medieval e o início da modernidade. Os teóricos do absolutismo surgiram em um momento posterior à formação de diversas monarquias nacionais. Geralmente, ou teciam suas perspectivas com base em experiências e conflitos vividos no interior de determinadas monarquias ou legitimavam o poder real por meio de uma análise comparativa entre as diferentes formas de governo já experimentadas.”

(SOUSA, Rainer. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2011).
 

Associe os teóricos absolutistas às suas ideias, numerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Em seguida, marque a alternativa CORRETA.

(1) Maquiavel
(2) Hobbes
(3) Jean Bodin
(4) Bossuet

( ) Proclamava que a política é a arte de conquista, de manutenção e de exercício do poder.

( ) Declarava que, em seu estado de natureza e entregues à própria sorte, os homens devorariam uns aos outros e, portanto, haveria a necessidade de um contrato social que designasse um soberano sobre os súditos.

( ) Afirmava que a soberania era um poder indivisível e o monarca, na qualidade de soberano, não poderia partilhar seu poder com ninguém, tampouco estar submetido a outra autoridade.

( ) Ressaltava que a Monarquia era de origem divina e que o poder era dado por Deus aos próprios reis, aos quais os súditos deveriam se subordinar.

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login