Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIPAM 2012

“Historicamente, o absolutismo remete a um determinado tipo de regime político que, em geral, predominou na Europa entre os séculos 16 e 18. Sua consolidação coincidiu com o fim do período medieval e o início da modernidade. Os teóricos do absolutismo surgiram em um momento posterior à formação de diversas monarquias nacionais. Geralmente, ou teciam suas perspectivas com base em experiências e conflitos vividos no interior de determinadas monarquias ou legitimavam o poder real por meio de uma análise comparativa entre as diferentes formas de governo já experimentadas.”

(SOUSA, Rainer. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2011).
 

Associe os teóricos absolutistas às suas ideias, numerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Em seguida, marque a alternativa CORRETA.

(1) Maquiavel
(2) Hobbes
(3) Jean Bodin
(4) Bossuet

( ) Proclamava que a política é a arte de conquista, de manutenção e de exercício do poder.

( ) Declarava que, em seu estado de natureza e entregues à própria sorte, os homens devorariam uns aos outros e, portanto, haveria a necessidade de um contrato social que designasse um soberano sobre os súditos.

( ) Afirmava que a soberania era um poder indivisível e o monarca, na qualidade de soberano, não poderia partilhar seu poder com ninguém, tampouco estar submetido a outra autoridade.

( ) Ressaltava que a Monarquia era de origem divina e que o poder era dado por Deus aos próprios reis, aos quais os súditos deveriam se subordinar.

 

Escolha uma das alternativas.