UNIPAM 2012

“O meio geográfico em via de constituição (ou de reconstituição) tem uma substância científico-tecnológico-informacional. Não é um meio natural, nem meio técnico. A ciência, a tecnologia e a informação estão na base de toda forma de utilização e da produção de novas espécies (animais e vegetais). [...] Atualmente, apesar de uma distribuição difusa mais rápida e mais extensa do que nas épocas precedentes, as novas variáveis não se distribuem de maneira uniforme na escala do planeta. A geografia assim recriada é, ainda, desigualitária.”

SANTOS, M.. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico internacional. São Paulo: Hucitec, 1994. p.51.

 

Considerando os efeitos da revolução científico-tecnológico-informacional no espaço mundial, analise as proposições abaixo.

I – O desenvolvimento e a expansão do conhecimento tecnológico têm contribuído para desconcentrar e descentralizar o poder econômico e político de determinadas nações em relação a outras.

II – As mudanças no padrão produtivo, como consequência do desenvolvimento técnicocientífico-informacional, mantiveram as desigualdades geográficas e a manutenção de maiores lucros pelas transnacionais. 

III – A revolução técnico-científico-informacional tem atenuado a exacerbada competitividade nos mercados mundiais, uma vez que se expande por todo o mundo.

IV – O impacto da globalização da tecnologia ocorre apenas no contexto das relações econômicas, enquanto a cultura e os modos de vida permanecem imunes a influências externas e restritos a cada povo.

V – A era da informação e da revolução científica prioriza a qualificação da mão-de-obra e a incorporação de novas habilidades.

 

Estão CORRETAS apenas as proposições

Escolha uma das alternativas.