Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Geografia

Listagem de exercícios

UNIPAM 2013

A China tem se consolidado nos últimos anos como uma grande potência políticoeconômica do século XXI. Atualmente, é uma das principais origens e destinos mundiais de comércio e de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), além de possuir uma das mais bem posicionadas indústrias em relação à competitividade. Assim, a China se constitui em uma das maiores economias do mundo em termos absolutos e relativos.

Disponível em: http://www.sae.gov.br. Acesso em: 22 set. 2012 (adaptado).

 

Considerando a emergência econômica da China, analise a veracidade dos fatos abaixo que permitiram à China alcançar o atual nível de crescimento econômico.

 

I. O início de um processo de reforma do Estado, a partir da Queda do Muro de Berlim, o que possibilitou a democratização das estruturas de poder e a adoção do pluripartidarismo.

II. A política econômica de desvalorização da taxa de câmbio, desde meados da década de 1990, o que se tornou um elemento importante para os ganhos de competitividade do setor exportador.

III. A política industrial chinesa orquestrada em duas vertentes: industrialização e internacionalização.

IV. A política militar agressiva em relação aos países vizinhos, o que garante o comércio externo e os fluxos de investimentos estrangeiros da região.

V. As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) criadas a partir da década de 1980 com o objetivo de atrair investimentos de capital estrangeiro para o desenvolvimento da agricultura e, principalmente, da indústria.

 

Estão CORRETOS os fatos indicados nos itens

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login