Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIPAM 2013

Entende-se por Revoluções Burguesas os processos históricos que consolidam o poder econômico da burguesia, bem como sua ascensão ao poder político. Ao longo dos séculos XVII e XVIII, a burguesia se mostrava como uma classe social revolucionária, destruindo a ordem feudal, consolidando o capitalismo e transformando o Estado para atender seus interesses. As revoluções burguesas foram as Revoluções Inglesas do século XVII (Puritana e Gloriosa), a Independência dos EUA, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

Sobre as revoluções burguesas, julgue as considerações a seguir.

I. A Revolução Gloriosa selou um compromisso entre a burguesia e a nobreza proprietária de terras, fortaleceu o Parlamento e criou condições favoráveis ao desenvolvimento econômico inglês.

II. O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, o qual culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá, em 1773.

III. Uma das consequências da Revolução Industrial foi a formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas “trade unions”, as quais promoveram a conciliação entre patrões e empregados.

IV. A burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França em 1791, durante a Assembleia Constituinte, que instituiu uma monarquia constitucional baseada no sufrágio censitário e na consagração da divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.

São CORRETAS

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login