UNIPAM 2013

Leia os textos abaixo.

 

Texto I

Governo prorroga redução de IPI para automóveis até outubro.
Disponível em: http://g1.globo.com.

 

Texto II

O automóvel é, para Baudrillard, um dos mais importantes signos de nosso tempo e seu papel na produção do imaginário tem profunda repercussão sobre o conjunto da vida do homem, incluindo a redefinição da sociedade e do espaço. As cidades não seriam hoje o que elas são se o automóvel não existisse [...]. O automóvel é um elemento do guarda-roupa, uma quase-vestimenta. Usado na rua, parece prolongar o corpo do homem como uma prótese a mais, do mesmo modo que os outros utensílios, dentro de casa, estão ao alcance da mão.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

 

Relacione os textos acima ao processo de crescimento e organização do espaço urbano e julgue os itens abaixo. 

 

I. O automóvel influencia a organização do espaço dos grandes centros urbanos, favorecendo a construção de vias expressas e a expansão dos transportes de massa.

II. O crescimento das cidades e seu desenvolvimento ocorreram fortemente atrelados aos sistemas de transporte, principalmente, o transporte coletivo urbano e o automóvel.

III. O espaço urbano contemporâneo favorece, nas mesmas proporções, a circulação de automóveis, de pedestres e de ciclistas, o que permite o fluxo de pessoas e a melhoria do sistema de transportes.

IV. As cidades contemporâneas passaram a ser construídas ou replanejadas, a partir da cultura de massa do automóvel, que influenciou a extensão das individualidades, e da percepção da paisagem.

V. Os carros podem ser entendidos como objetos socioculturais que são apropriados pelos indivíduos, a partir de seus efeitos de massa.

 

Assinale a alternativa que indica os itens CORRETOS.

Escolha uma das alternativas.