Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNIPAM 2013

“Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e pela eficaz política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”.

(SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina. São Paulo: Brasiliense, 1982 – com adaptações)

 

Sobre os movimentos de Canudos, Contestado e a Revolta da Vacina, julgue as considerações a seguir.

I. O mais expressivo movimento de resistência no Brasil rural esteve ligado ao nome de Antônio Conselheiro, líder de Canudos, o qual foi acusado de conspirar contra a República; como consequência desse movimento, o Exército arrasou a comunidade e dizimou seus habitantes.

II. Canudos, Contestado e a Revolta da Vacina foram vistos internacionalmente como movimentos retrógrados, isto é, contrários ao progresso, já que essas agitações populares dificultavam a modernização do Brasil.

III. Na região conhecida pelo mesmo nome, o movimento do Contestado foi uma guerra que envolveu camponeses e beatos no sul do país, numa área disputada por Rio Grande do Sul e Santa Catarina desde meados do século XIX.

IV. A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante a gestão do prefeito Pereira Passos, em favor das ideias do médico sanitarista Oswaldo Cruz, o qual procurava sanear a cidade por meio do combate à varíola e à febre amarela.

São CORRETAS apenas

Escolha uma das alternativas.