Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNIPAM 2013

“Não é por acaso que as autoridades brasileiras recebem o aplauso unânime das autoridades internacionais das grandes potências, pela energia implacável e pela eficaz política saneadora das epidemias [...]. O mesmo se dá com a repressão dos movimentos populares de Canudos e do Contestado, que no contexto rural [...] significavam praticamente o mesmo que a Revolta da Vacina no contexto urbano”.

(SEVCENKO, Nicolau. A revolta da vacina. São Paulo: Brasiliense, 1982 – com adaptações)

 

Sobre os movimentos de Canudos, Contestado e a Revolta da Vacina, julgue as considerações a seguir.

I. O mais expressivo movimento de resistência no Brasil rural esteve ligado ao nome de Antônio Conselheiro, líder de Canudos, o qual foi acusado de conspirar contra a República; como consequência desse movimento, o Exército arrasou a comunidade e dizimou seus habitantes.

II. Canudos, Contestado e a Revolta da Vacina foram vistos internacionalmente como movimentos retrógrados, isto é, contrários ao progresso, já que essas agitações populares dificultavam a modernização do Brasil.

III. Na região conhecida pelo mesmo nome, o movimento do Contestado foi uma guerra que envolveu camponeses e beatos no sul do país, numa área disputada por Rio Grande do Sul e Santa Catarina desde meados do século XIX.

IV. A Revolta da Vacina foi um movimento popular ocorrido no Rio de Janeiro em 1904, durante a gestão do prefeito Pereira Passos, em favor das ideias do médico sanitarista Oswaldo Cruz, o qual procurava sanear a cidade por meio do combate à varíola e à febre amarela.

São CORRETAS apenas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login