UNIPAM 2014

No ano que vem [2014] completam-se 50 anos do famigerado golpe militar de 1964. Depois de avanços políticos e sociais do Brasil, o Governo Jango foi apeado pela força bruta dos militares, escoltada pela camada reacionária da elite econômica do país e pelo apoio norteamericano. Foram mais de duas décadas de censura, opressão, perseguições e variados descalabros, como uma corrupção que até hoje não foi contabilizada.

 (AZEREDO, I. 2014: 50 anos do famigerado golpe militar. Disponível em:. Acesso em: 15 set. 2013).
 

Analise as considerações abaixo referentes à Ditadura Militar de 1964-85.

I. Veiculou, no discurso midiático da época, O movimento de 31 de março de 1964 para aparentemente livrar o país da corrupção e do comunismo e restaurar a democracia.

II. Estabeleceu a manutenção de um sistema político representativo, com eleições indiretas em todos os níveis, exceto para a Presidência da República.

III. Instaurou o AI-5, instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura, permitindo que vários atos de repressão passassem a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo.

IV. Representou a repulsa de setores da sociedade brasileira à tentativa de João Goulart de aumentar a presença do capital estrangeiro no país.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.