UNIR 2011

Uma das regras da direção defensiva é não frear ao fazer curvas. O motivo é que, em pistas horizontais, a força de atrito entre o pneu e o asfalto é, praticamente, a única responsável pelas mudanças na velocidade do automóvel, tanto na redução de seu módulo, como em direção (a aceleração centrípeta, se constante e não havendo componente tangencial, mantém o automóvel em movimento circular uniforme). Em relação às formas de aumentar a segurança em curvas, marque V para as afirmativas que trazem explicações físicas verdadeiras e F, para as falsas.

 

( ) Construir nas curvas pistas com um declive em direção ao seu centro de curvatura de modo que a força centrípeta seja uma componente da força peso.


( ) Impor a redução da velocidade antes da curva de modo a reduzir a força centrípeta necessária para fazer a curva.


( ) Aumentar o coeficiente de atrito entre o pneu e o asfalto de modo a diminuir a dependência da força centrífuga com o atrito.


Assinale a sequência correta.

Escolha uma das alternativas.