UNIR 2011
Uma das regras da direção defensiva é não frear ao fazer curvas. O motivo é que, em pistas horizontais, a força de atrito entre o pneu e o asfalto é, praticamente, a única responsável pelas mudanças na velocidade do automóvel, tanto na redução de seu módulo, como em direção (a aceleração centrípeta, se constante e não havendo componente tangencial, mantém o automóvel em movimento circular uniforme). Em relação às formas de aumentar a segurança em curvas, marque V para as afirmativas que trazem explicações físicas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Construir nas curvas pistas com um declive em direção ao seu centro de curvatura de modo que a força centrípeta seja uma componente da força peso.
( ) Impor a redução da velocidade antes da curva de modo a reduzir a força centrípeta necessária para fazer a curva.
( ) Aumentar o coeficiente de atrito entre o pneu e o asfalto de modo a diminuir a dependência da força centrífuga com o atrito.
Assinale a sequência correta.
Quem é TIM estuda de graça com nosso Cronograma de Estudos!
+
Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos?
Para habilitar seu benefício é preciso:
- Fazer o cadastro ou login no site Stoodi pelo celular
- Estar conectado a uma rede móvel da TIM
Vamos lá? :)