UNIRIO 2009

Migração atípica leva pinguins a Alagoas

E não é só no Sul do país que os pinguins estão surgindo. Visitas inesperadas e em grande volume no Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e até Alagoas fazem com que pesquisadores classifiquem esse inverno como de “migração atípica”. Até o fim de agosto, Salvador havia recebido 575 pinguins de Magalhães.
http://www.oeco.org.br


Mais de 550 pinguins recolhidos na Bahia e muito mais pelo país

Somente na Bia, foram 575 pinguins de Magalhães, segundo o veterinário Rodolfo Pinho da Silva Filho, do Centro de Recuperação de Mamíferos da Universidade Federal do Rio Grande, que esteve no litoral baiano para ajudar no resgate e tratamento. (...)
A principal diferença dos pinguins achados na Bahia para os do Rio Grande do Sul, que hoje chegam a cerca de 60, é que os do nordeste são normalmente jovens e chegam magros e fracos pelo esforço de ir atrás de comida até tão longe. Os do sul chegam normalmente sujos de óleo, mas ainda alimentados. O óleo acaba afetando sua termorregulação e eles procuram a praia para tentar se esquentar.

Migração de pinguins

(...)
O mais chocante desta história é que, por falta de informação, alguns banhistas, ao encontrarem o animal, o levam para casa. Há relatos de pessoas que colocaram o animal na geladeira, imaginando que isso poderia ajudar a conservar sua vida, e até outros que tentaram comercializá-los.

http://200.98.194.26/blogs/meioambiente


As afirmativas a seguir estão relacionadas com adaptações dos animais ao meio terrestre.

I. A principal característica que permitiu às aves a conquista do ambiente terrestre foi a homeotermia, capacidade de manter a temperatura corporal em equilíbrio com a temperatura do ambiente.
II. A manutenção da temperatura corpórea constante permitiu a aves e mamíferos a invasão de qualquer ambiente terrestre, tanto os permanentemente gelados quanto os extremamente quentes.
III. O hipotálamo é uma das regiões do sistema nervoso central responsável pela manutenção da vida. Controla a sede, a fome, as glândulas endócrinas, as gônadas e a temperatura corporal.

Apenas, está(ao) correta(as)

Escolha uma das alternativas.