UNISC 2007

“A pobreza se refere às condições de produção material de cada sociedade - seus recursos, bens, necessidades sociais - e à maneira pela qual se estabelece a participação dos indivíduos na distribuição do produto social. Existem sociedades que, apesar de contarem com recursos limitados, organizam formas mais igualitárias de distribuição dos bens sociais e não podem, portanto, ser consideradas pobres, num sentido absoluto.

(...)

Mesmo considerando a pobreza um conceito específico de análise estrutural de cada sociedade, se tomarmos as sociedades ao longo da história, verificamos que nunca a pobreza adquiriu caráter tão agudo como na época contemporânea. É alarmante o contraste entre o acúmulo de bens produzidos, aos quais os indivíduos aspiram, e o número de seres que têm pouca ou nenhuma possibilidade de acesso a tais bens. Esse estado de carência e pobreza é agravado por toda a ideologia da sociedade industrial capitalista, baseada num desenfreado apelo ao consumismo, ao desfrute do conforto, do bem-estar e da sofisticação proporcionados pela vida moderna.

É essa flagrante contradição que faz da pobreza uma questão contemporânea e, nesse sentido, nova na história humana: uma crescente pobreza em meio a uma incalculável acumulação de bens.”

(COSTA, M. C. C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987, p. 214-15)

Considerando o texto acima, aponte quais das afirmativas abaixo estão corretas:

I- A pobreza está vinculada às formas de distribuição dos bens sociais e à participação dos membros de uma sociedade nas atividades por ela valorizadas e às quais eles aspiram.

II- É a distribuição desigual dos bens sociais que, em última instância, produz a pobreza.

III- Não é apenas pela quantidade bruta de bens produzidos ou de energias consumidas por uma população que podemos caracterizar uma sociedade como pobre ou rica.

IV- A pobreza, em meio a sociedades de fartura e opulência, torna-se mais aceitável em virtude do nível de desfrute de conforto na sociedade de consumo.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.