UNISC 2007

Grosso modo, podemos dizer que a questão indígena está intrinsecamente ligada à posse de terra. Quando se pensa em reivindicações e movimentos indígenas organizados, sempre se relaciona esse quadro com problemas relativos a invasões, demarcações de terra e reintegração de posse de territórios pelos indígenas. Entretanto, essa é a forma de indiretamente colocar em discussão a real questão, que é a da manutenção de sua identidade, aliada à sua inserção na cidadania brasileira. Aqui é necessário que se faça um esclarecimento quanto à identidade indígena, normalmente associada a um conceito estereotipado de um índio no seu estado pré-colombiano, sem nenhuma influência dos brancos. Toda e qualquer mudança faz com que as pessoas passem a não mais considerar um determinado grupo como indígena: índio de óculos escuros não é índio! No entanto, esse raciocínio não é correto. Assim como os índios, seja qual for a sua origem, trouxeram contribuições para a cultura dos brancos, nada mais justo que se utilizem de contribuições dos brancos para tornar sua vida melhor. Chegamos à conclusão, portanto, que a identidade étnica em geral, não só a indígena, é algo em constante transformação. No caso dos índios, é importante que eles se reconheçam e sejam reconhecidos como índios, engajados em um projeto mais amplo de Brasil enquanto país, assumindo direitos e deveres.

SOUSA, C. Dos índios, dos caras-pálidas e dos dois. In: LOPES, A., GRUPIONI, L. A temática indígena na escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p.: 564.

Segundo o texto, são verdadeiras as seguintes afirmativas:

I- A questão indígena se resume na demarcação de terras e reservas indígenas.

II- A questão indígena se refere à questão da identidade étnica e, portanto, para se estabelecer a demarcação de terras indígenas, é necessário verificar se esses povos são autênticos, não sofrendo influência da cultura branca.

III- O convívio entre grupos sociais diferentes requer que a questão da identidade étnica seja considerada na construção de políticas referentes à construção da cidadania brasileira.

IV- Ao contrário do que se pensou, os índios nem perderam a sua cultura nem desapareceram, pois a identidade étnica é fruto de um processo dinâmico de reinvenção contínua de tradições e costumes.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma das alternativas.