Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNISC 2007

Grosso modo, podemos dizer que a questão indígena está intrinsecamente ligada à posse de terra. Quando se pensa em reivindicações e movimentos indígenas organizados, sempre se relaciona esse quadro com problemas relativos a invasões, demarcações de terra e reintegração de posse de territórios pelos indígenas. Entretanto, essa é a forma de indiretamente colocar em discussão a real questão, que é a da manutenção de sua identidade, aliada à sua inserção na cidadania brasileira. Aqui é necessário que se faça um esclarecimento quanto à identidade indígena, normalmente associada a um conceito estereotipado de um índio no seu estado pré-colombiano, sem nenhuma influência dos brancos. Toda e qualquer mudança faz com que as pessoas passem a não mais considerar um determinado grupo como indígena: índio de óculos escuros não é índio! No entanto, esse raciocínio não é correto. Assim como os índios, seja qual for a sua origem, trouxeram contribuições para a cultura dos brancos, nada mais justo que se utilizem de contribuições dos brancos para tornar sua vida melhor. Chegamos à conclusão, portanto, que a identidade étnica em geral, não só a indígena, é algo em constante transformação. No caso dos índios, é importante que eles se reconheçam e sejam reconhecidos como índios, engajados em um projeto mais amplo de Brasil enquanto país, assumindo direitos e deveres.

SOUSA, C. Dos índios, dos caras-pálidas e dos dois. In: LOPES, A., GRUPIONI, L. A temática indígena na escola. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p.: 564.

Segundo o texto, são verdadeiras as seguintes afirmativas:

I- A questão indígena se resume na demarcação de terras e reservas indígenas.

II- A questão indígena se refere à questão da identidade étnica e, portanto, para se estabelecer a demarcação de terras indígenas, é necessário verificar se esses povos são autênticos, não sofrendo influência da cultura branca.

III- O convívio entre grupos sociais diferentes requer que a questão da identidade étnica seja considerada na construção de políticas referentes à construção da cidadania brasileira.

IV- Ao contrário do que se pensou, os índios nem perderam a sua cultura nem desapareceram, pois a identidade étnica é fruto de um processo dinâmico de reinvenção contínua de tradições e costumes.

Assinale a alternativa correta:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login