Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Filosofia

Listagem de exercícios

UNISC 2007

Uma das primeiras vozes a alertar sobre a falácia da abolição da escravatura no Brasil foi Machado de Assis (em seu Memorial de Aires, de 1908). De modo irônico e discreto, como era de seu feitio, o autor lamentava que o debate tivesse se orientado em torno da necessidade de se compensar os proprietários de escravos, e não os negros libertos e abandonados à sua própria sorte. Passados quase cem anos, pouco ou nada foi feito para compensar um dos maiores crimes cometidos contra um povo - a escravidão. Pior, durante ao menos cinqüenta anos que se seguiram à abolição, o negro brasileiro foi alvo de uma campanha na qual se envolveram intelectuais, cientistas sociais e membros do governo, no sentido de estigmatizá-los como inferiores. (...) Mas, leitor, não se surpreenda se lhe dissermos que um instrumento para corrigir este problema existe, e está atualmente em discussão no Congresso Nacional. Trata-se do Estatuto da Igualdade Racial.

CHADAREVIAN, P. C. Racismo: Estatuto da Igualdade Racial. Publicado em Brasil de Fato, em 19/04/2006. Disponível em: http://www.brasildefato.com.br

Estatuto da Igualdade Racial (Projeto apresentado ao Congresso Nacional pelo Senador Paulo Paim):

“Art. 2º - Para os fins deste Estatuto considera-se:

V- ações afirmativas: as políticas públicas adotadas pelo Estado para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.”

“Art. 5º:

§1º Os programas de ação afirmativa constituir-se-ão em imediatas iniciativas reparatórias, destinadas a iniciar a correção das distorções e desigualdades raciais derivadas da escravidão e demais práticas discriminatórias racialmente adotadas, na esfera pública e na esfera privada, durante o processo de formação social do Brasil e poderão utilizar-se da estipulação de cotas para a consecução de seus objetivos.”

Considere a posição e proposições apresentadas pelo primeiro texto e os artigos e parágrafos selecionados do Estatuto da Igualdade Racial e escolha quais afirmações abaixo estão de acordo com elas:

I- O Estado brasileiro deve estabelecer leis de defesa aos cidadãos negros para combater o racismo, já que este é um instinto natural ao homem, presente em todas as sociedades.

II- Uma das justificativas para a proposição de ações afirmativas contra o racismo e desigualdades sociais dos afrodescendentes é que, no passado, o Estado brasileiro adotou medidas e ações injustas racialmente, tais como a escravidão.

III- A diversidade racial existente na sociedade brasileira é a principal causa das desigualdades econômicas no país.

IV- É dever do Estado brasileiro adotar leis de defesa dos cidadãos negros contra o racismo, assim como ações de correção das desigualdades sociais de caráter racial, originadas no processo histórico de formação da sociedade brasileira.

Assinale a alternativa correta.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login