Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UNISC 2008

Qualquer grupo humano para sobreviver deve dominar o meio geográfico que ocupa. E sabe-se que as sociedades indígenas são mestras no conhecimento e manejo do meio ambiente. A relação que elas mantêm com o meio ambiente é tão complexa, que apenas agora os não-índios começam a entendê-la. 

Para que seja possível a apropriação do meio ambiente, isto é, para que se consiga produzir, é necessário dispor de técnicas apropriadas. Estas técnicas devem ser eficientes para que se obtenham remédios, alimentos, matérias-primas para a construção de casas, fabrico de ferramentas, enfim, para assegurar a sobrevivência de um povo. 

Clastres observa que, nesse sentido, não se pode falar em tecnologia inferior ou superior, mas que “só se pode medir um equipamento tecnológico pela sua capacidade de satisfazer, num determinado meio, as necessidades da sociedade”

CLASTRES, P. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves,1982,p.13.

Sob esse prisma, a tecnologia indígena é extremamente eficiente, uma vez que garante a existência dessas sociedades há dezenas de milhares de anos, sem auxílio da tecnologia dos europeus que estão aqui há apenas quatro séculos.

SILVA, J. Economia de subsistência e projetos de desenvolvimento em áreas indígenas. In: LOPES, A.; GRUPONI, L. (org.) A temática indígena na escola. Brasília: MEC/MARI/ UNESCO,1995,p.342.

Segundo o texto, são verdadeiras as seguintes afirmativas: 

I - As sociedades indígenas possuem uma cultura que não valoriza o trabalho e, por isso, a sua mão-de-obra não pôde ser utilizada como trabalho escravo.

II - As sociedades indígenas são primitivas, já que a sua economia não utiliza técnicas desenvolvidas e evoluídas.

III - Por trás de todas as atividades indígenas, existe uma sabedoria que muitas vezes nos é difícil compreender.

IV - As técnicas de fabrico de utensílios e ferramentas, as técnicas agrícolas, as de caça e pesca, entre outras utilizadas pelas sociedades indígenas, são exemplos deconhecimentos sobre a natureza e a tecnologia. 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login