Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UNISC 2010

O texto a seguir foi retirado da página da FUNAI – Fundação Nacional do Índio (http://www.funai.gov.br).

Identidade e diversidade

As populações indígenas são vistas pela sociedade brasileira ora de forma preconceituosa, ora de forma idealizada. O preconceito parte, muito mais, daqueles que convivem diretamente com os índios: as populações rurais.

Dominadas política, ideológica e economicamente por elites municipais com fortes interesses nas terras dos índios e em seus recursos ambientais, tais como madeira e minérios, muitas vezes as populações rurais necessitam disputar as escassas oportunidades de sobrevivência em sua região com membros de sociedades indígenas que aí vivem. Por isso, utilizam estereótipos, chamando-os de "ladrões", "traiçoeiros", "preguiçosos" e "beberrões", enfim, de tudo que possa desqualificá-los. Procuram justificar, desta forma, todo tipo de ação contra os índios e a invasão de seus territórios.

Já a população urbana, que vive distanciada das áreas indígenas, tende a ter deles uma imagem favorável, embora os veja como algo muito remoto. Os índios são considerados a partir de um conjunto de imagens e crenças amplamente disseminadas pelo senso comum: eles são os donos da terra e seus primeiros habitantes, aqueles que sabem conviver com a natureza sem depredá-la. São também vistos como parte do passado e, portanto, como estando em processo de desaparecimento, muito embora, como provam os dados, nas três últimas décadas tenha se constatado o crescimento da população indígena.

 

Considerando a diversidade cultural focalizada no texto e as ideias existentes com relação às populações indígenas brasileiras, avalie as seguintes afirmativas:

I - As imagens que a sociedade brasileira constrói sobre as populações indígenas são distorcidas, já que são frutos do desconhecimento da sua verdadeira realidade.

II - As distorções acerca das populações indígenas são construídas apenas pelas populações rurais.

III - As populações urbanas, por estarem mais distantes do convívio cotidiano com os povos indígenas, possuem uma visão verdadeira da realidade das populações indígenas brasileiras.

IV - A distorção da imagem das populações indígenas pode ocorrer tanto na forma do preconceito quanto na forma de idealização.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.