UNISC 2014

Há 100 anos o mundo acompanhou a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Sobre ela, leia com atenção os excertos abaixo.

“Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão; e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de libras esterlinas?... A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade: a destruição da Alemanha”.

Saturday Review de Londres, 1897.

“Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. Não há dúvida de que havia chegado o momento, ao menos no verão europeu de 1914, em que a máquina inflexível que mobilizava as forças da morte não poderia mais ser estocada. Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”

HOBSBAWM, Eric J. Da paz à Guerra. In: A Era dos Impérios 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.427.

Considerando as citações acima e os motivos que causaram a Primeira Guerra Mundial, avalie as proposições.

I - O primeiro excerto permite-nos inferir que antes mes-mo da eclosão da Guerra, em 1914, já havia um contexto de rivalidade entre Inglaterra e Alemanha. Dentre outros fatores, a rivalidade era decorrente do avanço econômi-co da Alemanha no final do século XIX, situação que passou a ameaçar certo equilíbrio do comércio inglês.

II - Os dois excertos defendem a mesma ideia: que a causa principal da Primeira Guerra Mundial foi uma crise diplomática entre os dois países na medida em que ganharam publicidade matérias jornalísticas de cunho ofensivo às nacionalidades envolvidas.

III - Para Hobsbawm, a acumulação de armamentos foi o principal fator de mobilização que lançou Inglaterra e Alemanha à situação de Guerra.

IV - Disputas imperialistas e questões relativas aos na-cionalismos na região dos Bálcãs, dentre outros fatores, podem ser relacionadas às causas da Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.