UNISC 2014

O cenário internacional de 2013, relativo à Síria, evidenciou uma disputa política na mesa de negociações entre antigos rivais da Guerra Fria – EUA e Rússia. O conflito histórico da segunda metade do século passado potencializou uma disputa ideológica entre Capitalismo e Socialismo, onde os discursos oficiais entre os rivais procuravam desqualificar o oponente.

Com respeito à Guerra Fria considere as afirmativas

I- Tratou-se de um conflito de dimensões localizadas no
Leste Europeu, em especial na zona do Muro de Berlim e na Cortina de Ferro, sem maiores reflexos para a economia global.

II- O discurso norte-americano da Segurança Nacional foi amplamente utilizado para justificar aumento nos gastos militares durante o conflito.

III- Os dois lados militarmente se articularam com vistas a mostrar um potencial bélico de grande expressão – URSS no Pacto de Varsóvia e EUA e seus aliados na OTAN.

IV- Na segunda metade da década de 1950 houve uma diminuição da tensão do conflito com a adoção conjunta entre EUA e URSS da política de coexistência pacífica.

V- O projeto Guerra nas Estrelas, criado por Hollywood, objetivava criar um sofisticado sistema de espionagem com satélites para abater mísseis inimigos.

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.