UNISC 2015

“O clima é um fator de preocupação constante da humanidade (...). Tornou-se lugar comum, ultimamente, sobretudo nos meios de comunicação, certa ênfase quanto as alterações climáticas. É preciso tomar cuidado com exageros e analisar criteriosamente tais “alterações”, levando sempre em consideração que o clima é cíclico. Para isso, devemos partir da seguinte premissa: o que não é normal na natureza é a constância do tempo; um ano nunca é igual ao outro em termos de tempo”. Fonte: ADÃO, Edilson; JR. FURQUIM, Laercio. Geografia em Rede. 1º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2013, p. 174.

Considerando as informações acima e seus conhecimentos, sobre a temática, analise as afirmativas que se referem à dinâmica do clima.

I – Toda radiação solar, antes de chegar à superfície terrestre, precisa atravessar a atmosfera, que é composta por 4 camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera e ionosfera.

II – A troposfera é a camada que está na zona de transição entre a Terra e o espaço do cosmos.

III – O clima nunca está associado a um único fator; ele é fruto de uma combinação de alguns fatores que interagem. Os fatores determinantes do clima são: latitude, altitude, orografia, continentalidade, maritimidade e massas de ar.

IV – O criptograma é uma forma gráfica de representação do clima. Ele indica as médias térmicas e a pluviosidade de uma determinada localidade no período de um ano.

V– A preocupação para com os fenômenos atmosféricos não é atual, isso ocorre desde os primórdios da civilização humana. Independente do modo de produção, variáveis naturais significativas no processo produtivo são, sem dúvida, provenientes do clima. Sabe-se que o desenvolvimento econômico e tecnológico de uma sociedade transforma o ambiente, mas também não há dúvida, de que também por ele é influenciado. O clima pode ser considerado como um regulador da produção agrícola e um importante componente da qualidade de vida das populações.

Assinale a alternativa correta

Escolha uma das alternativas.