UP 2015

Considere os fragmentos de texto abaixo:

1. “Provenientes, em sua maioria, dos estados de Alagoas, Ceará, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, norte de Minas Gerais e Bahia, principalmente do Vale do Jequitinhonha, esses trabalhadores são contratados durante as safras agrícolas, retornando em seguida às suas regiões de origem”. (Disponível embr/poa/et/12.pdf>).

2. “Ele mora em Fazenda Rio Grande e começa seu deslocamento em direção ao trabalho às 5h15, ao embarcar na primeira das quatro linhas que o levará a Curitiba. Entre ida e volta, o pintor gasta quatro horas diárias dentro do transporte público e, por isso, fica 14 horas por dia longe da família”. (Gazeta do Povo, 19 jun.
2012).

3. Pequenos produtores de “roça de chuva” que trabalham como assalariados durante um período de tempo no ano na agricultura irrigada e voltam para suas terras na época de chuvas formam a grande massa de mão de obra não qualificada assalariada na agricultura.

(Adaptado de Granja, 2006, disponível em

 

A partir dos conhecimentos sobre movimentos migratórios, assinale a alternativa que indica, respectivamente, os tipos de migração explicitados nos fragmentos de texto 1, 2 e 3.
 

Escolha uma das alternativas.