UPE 2010

“À primeira vista, representa um avanço no ranking de carros apresentados pelo IBAMA, na semana que passou. (...) O álcool combustível, agora renomeado com a marca globalizada de “etanol”, é um trunfo para o Brasil. Fruto de um programa nacionalista e intervencionista da ditadura militar, o Proálcool virou campeão ambiental. Em nenhum outro lugar do mundo, obtém-se etanol na quantidade e com a produtividade permitida pela cana-de-açúcar por aqui- agora já sem nenhum subsídio estatal.” 

Fonte: Marcelo Leite, jornal Folha de São Paulo, 20 set 2009.

 

Sobre o tema central do texto, é CORRETO afirmar que

1. o álcool pode ser tido como um combustível mais “limpo”, porque o carbono que lança no ar atmosférico é, teoricamente, reutilizado na próxima safra de cana-de-açúcar, enquanto as plantas crescem.


2. o programa Pro-álcool, quando foi concebido, visava principalmente fornecer biocombustíveis ao mercado externo brasileiro, carente de combustíveis em face do “boom” dos preços do petróleo na década de 1970.


3. a partir da segunda metade da década de 1980, houve uma mudança no cenário internacional do mercado petrolífero, e os preços do barril de óleo bruto caíram consideravelmente, colocando em xeque os programas de substituição dos hidrocarbonetos fósseis pelo álcool.


4. a tecnologia dos motores “flex fuel” surgiu, na fase atual, como um forte estímulo ao aumento do consumo interno do álcool; os automóveis bicombustíveis tiveram uma excelente aceitação no Brasil.


5. o uso do álcool combustível acarreta algumas vantagens, comparado à gasolina, tais como: menor dependência à variação externa dos preços dos combustíveis fósseis, maior geração de empregos no campo e diminuição do êxodo rural.

 

 

Está(ão) CORRETA(S)

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