Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2011

A migração nasce nos primeiros estágios da cultura humana, mas, de fato, foi controlada pela configuração física da Terra, que, por sua vez, oferecia rotas por terra e mar, exercendo influência decisiva sobre os caminhos do ser humano, a diversidade e a distribuição da população no mundo. A humanidade cresceu e tornou-se mais sedentária, iniciando sua fixação no solo. Laços profundos são criados entre o povo e sua terra: indivisíveis, um não pode viver e ser entendido sem o outro.

BRIGAGÃO, C. e RODRIGUES, G. Globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

 

No que se refere às práticas de migrações, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Pressões demográficas, aumento da pobreza, desenvolvimento e escassez de recursos naturais refletem nova onda de migração.

II. As crises periódicas que o capitalismo conheceu, desde a segunda metade do século XIX, inibiram o processo migratório.

III. No Brasil, o fenômeno migratório redimensionou o espaço físico das grandes cidades;

IV. À medida que a inovação tecnológica reestrutura a força de trabalho, aumentam-se as possibilidades de emprego e se reduz o estímulo à migração.

V. A constituição de áreas capitalistas, altamente desenvolvidas, localizadas, em especial, na Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão, significou polos de atração migratória.

 

Estão CORRETAS

Escolha uma das alternativas.