UPE 2011

A teoria da abiogênese foi contestada por diversos cientistas, que, por meio de experimentos, validaram a teoria da biogênese, em que um ser vivo se origina, apenas, de outro ser vivo. A coluna da esquerda relaciona os pesquisadores das duas correntes de pensamento, e a da direita, os experimentos.

Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

 

1 Jan Baptist van Helmont

2 Francesco Redi

3 John T. Needham

4 Lazzaro Spallanzani

5 Louis Pasteur

 

(   ) Surgimento de microorganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro “pescoço de cisne”, submetendo-os à fervura e à esterilização. Após alguns dias, o caldo nutritivo estava livre de micróbios, mas, se o gargalo é quebrado, surgem microorganismos no caldo.

(   ) Surgimento de microorganismos – distribuiu caldo nutritivo fervido por 30 minutos, em diversos frascos e vedou com rolhas de cortiça. Após alguns dias, os caldos estavam cheios de micróbios.

(   ) Aparecimento de vermes – depositou animais mortos em dois frascos de boca larga; um tampado com gaze e outro aberto. No frasco vedado, não surgiram vermes.

(   ) Surgimento de microorganismos – distribuiu caldo nutritivo em balões de vidro, fechando-os hermeticamente e submetendo-os à fervura por 1 hora. Após alguns dias, ao se abrirem os frascos e se observar o caldo ao microscópio, não havia microorganismos.

(   ) Produção de ratos – colocou camisa suja misturada com grãos de trigo em local sossegado e pouco iluminado. Em vinte e um dias, surgiram ratos.

 

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

 

Escolha uma das alternativas.