Simule agora a sua nota do Enem 2021 com o nosso gabarito clicando aqui.

Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2011

Dentre os muitos modos da consciência, existe a Consciência mítica. Sobre ela, leia o texto abaixo:

 

Na verdade, os mitos não são apenas narrativas sobre a origem do homem, das coisas da natureza, do mundo. Eles também falam sobre aspectos da condição humana, como o fato de ser mortal e sexuado, de viver em sociedade e de ter de trabalhar para sobreviver e da necessidade de regras de convivência... Dessa forma, são parte da história de todos os povos, por todo o planeta.

(CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. São Paulo, 2002, p. 23.)

 

Com relação a essa Consciência, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

 

( ) O termo mito tem diversos significados. Pode significar: uma ideia falsa, como quando se diz “o mito da superioridade racial dos germânicos difundido pelos nazistas”.

( ) Quando falamos em mito num sentido antropológico, queremos nos referir às narrativas e aos ritos tradicionais, integrantes da cultura de um povo, principalmente entre as populações primitivas e antigas, que utilizavam elementos simbólicos para explicar a realidade e dar sentido à vida humana.

( ) Os meios de comunicação utilizam a palavra mito com um significado diferente do que se entendia na cultura greco-romana, ao passo que hoje se referem a artistas que ganham destaque por causa de um filme ou de uma música de sucesso.

( ) O mito, entre os povos primitivos, privilegia o fato positivo, ou seja, o fato objetivo, que pode ser medido e controlado pela experimentação.

( ) O mito pode ser uma narrativa que explica alegoricamente as situações da existência dos homens.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Escolha uma das alternativas.