UPE 2011

No dia 15 de abril de 1920, quatro homens fizeram um assalto e assassinaram um guarda e um pagador. Em 22 de agosto de 1927, três homens foram executados na cadeira elétrica em represália ao assassinato: Celestino Medeiros (motorista do assalto), Nicolas Sacco e Bartolomeu Vanzetti. Estes dois últimos negaram ter participado do crime, o que foi confirmado por Celestino Medeiros e por inúmeras provas irrefutáveis. No entanto, Sacco e Vanzetti foram imerecidamente condenados. O grande crime desses dois trabalhadores (respectivamente, sapateiro e peixeiro) era o de lutar contra as disparidades econômicas e sociais. Foram condenados como um aviso aos demais revolucionários. Sacco e Vanzetti foram executados. Porém a classe operária, seja nos EUA, no Brasil e em qualquer outro país, jamais esquecerá que eles não foram abatidos em represália a um crime de que eram acusados – e que, de fato, não cometeram –, mas, por serem representantes da revolução proletária.

(CARVALHO, Fernando. “A Tragédia de Sacco e Vanzetti”. Fonte: http://www.anovademocracia.com.br/no-5/1285--a-tragedia-desacco-e-vanzetti. Adaptado.)

 

O caso Sacco e Vanzetti descrito no texto acima é considerado como um episódio da perseguição aos anarquistas no Novo Mundo. Influenciados por pensadores franceses e russos, muitos imigrantes italianos trouxeram para a América o ideário anarquista. Sobre esse aspecto da história do movimento operário, analise as afirmações seguintes:

 

I. O anarquismo tenta conciliar a liberdade individual com a liberdade coletiva, negando o autoritarismo e a hierarquia em qualquer forma de apresentação.

II. Dentre os principais teóricos anarquistas, podemos citar os nomes de Proundhon, Bakunin e Kropotkin.

III. A execução de Sacco e Vanzetti foi um episódio que destoava do teor receptivo que as ideias anarquistas tiveram nos Estados Unidos.

IV. No Brasil, a perseguição aos anarquistas culminou com a lei Adolpho Gordo, de 1907, que possibilitava a expulsão de estrangeiros ligados a movimentos sociais de tendência anarquista ou socialista.

V. O anarquismo foi a base filosófica de governos de esquerda na América Latina dos anos iniciais do século XXI.

 

Estão CORRETAS

Escolha uma das alternativas.