Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Biologia

Listagem de exercícios

UPE 2011

O médico canadense Frederick Banting (1891-1941) juntamente com o fisiologista escocês John James Macleod (1876-1935) e com o norte-americano Charles Best (1899-1978), então estudante de medicina, realizaram uma série de experimentos que mudaram a história da luta da humanidade contra uma doença que até hoje é alvo de grandes preocupações.

Basicamente, esses pesquisadores fecharam cirurgicamente o duto pancreático e observaram que, após algumas semanas, as células pancreáticas haviam desaparecido, restando, apenas, nesse órgão, as ilhotas de Langerhans.

O extrato dessas células foi, então, administrado a cães submetidos à remoção do pâncreas, o que resultou em uma sobrevida maior para esses animais.

Sobre o experimento desses pesquisadores, analise as afirmativas a seguir:

 

I. O extrato produzido pelos pesquisadores apresenta-se rico em Glucagon – hormônio regulador do metabolismo do açúcar e, por isso, foi capaz de diminuir o nível de glicose no sangue dos animais que tiveram o pâncreas retirado.

II. A retirada do pâncreas nos cães aumentou o nível de glicose nos músculos e no fígado dos animais, o qual só pode ser regularizado por meio do uso do extrato.

III. A remoção do pâncreas inviabiliza a vida do animal, uma vez que retira dele a capacidade de produzir insulina, o que só pôde ser sanado por meio do extrato.

IV. A ausência do pâncreas fez esses animais adquirirem um quadro característico de Diabetes, que foi tratado com o uso da insulina presente nas ilhotas.

 

Estão CORRETAS

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login