Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2011

“Os desmatamentos da Amazônia para abertura de estradas, exploração agropecuária, grilagem de terras e mineração têm provocado o desaparecimento de grandes extensões de floresta. Como consequência dessa degradação das matas, há perda de parte da biodiversidade, principalmente em relação à fauna.”

Revista Scientific American. Brasil: Amazônia, vol. 2, S/D (adaptado).

 

Sobre os assuntos referidos no texto, analise as afirmativas abaixo:

I. A mineração na Amazônia tem ocorrido de forma predatória e espoliativa, além de provocar desterritorialização de populações tradicionais.

II. A Amazônia brasileira é uma província geológica de grande potencial mineral, tanto pela variedade quanto pela densidade de recursos minerais.

III. Os impactos ambientais do desmatamento na Amazônia brasileira incluem a redução do assoreamento dos grandes rios e da ciclagem de água na região.

IV. Existe uma relação direta entre o desmatamento e as mudanças climáticas, com alterações, inclusive, no regime pluviométrico da Amazônia brasileira.

V. Embora a Floresta Amazônica seja desmatada por inúmeros motivos, a pecuária ainda é a causa predominante. As fazendas de médio e grande porte são responsáveis pela maior parte do desmatamento na região.

 

Estão CORRETAS

Escolha uma das alternativas.