Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2011

Sobre a natureza social do homem, analise os itens abaixo:

 

I. A sociabilidade assumiu, em nosso século, grandes proporções de tal forma que ela pode legitimamente ser considerada um fenômeno particularmente central em nosso tempo.

II. A capacidade do indivíduo de agir e até de pensar com certa independência em relação a seu meio social, ou em oposição a este, pode ser reduzida pelo contexto social. Isso significa que o nosso ideal de liberdade e de sociedade livre não pode ser simplesmente definido em termos de independência.

III. A sociedade humana é tradicionalmente atravessada e impregnada por um coeficiente de poder; ou seja, os sujeitos individuais, as pessoas, não se justapõem uns ao lado dos outros, em condições de igualdade, mas se colocam hierarquicamente uns sobre os outros, uns dominando os outros. Esse coeficiente que marca as nossas relações políticas envolve os indivíduos na esfera do poder.

IV. Sociabilidade e politicidade são tidas tradicionalmente como duas dimensões fundamentais do homem. Já Aristóteles dizia: “O homem é, por natureza, um animal político e, então, também sociável”.

 

Está CORRETO o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.