Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2011

Uma civilização, via de regra, implica uma organização política formal com regras estabelecidas para governantes e governados (mesmo que autoritários e injustos); implica projetos amplos que demandem trabalho conjunto e administração centralizada (como canais de irrigação, grandes templos, pirâmides, portos, etc.); implica a incorporação das crenças por uma religião vinculada ao poder central, direta ou indiretamente (os sacerdotes egípcios, o templo de Jerusalém, etc.); implica uma produção artística que tenha sobrevivido ao tempo e ainda nos encante (o passado não existe em si, senão pelo fato de nós o reconstruirmos); implica a criação ou incorporação de um sistema de escrita (os incas não preenchem esse quesito, e nem por isso deixam de ser civilizados); implica finalmente, mas não por último a criação das cidades.

(PINSKY, Jaime. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Contexto, 2001. p. 62. Adaptado.)

 

Baseando-se nas reflexões levantadas pelo texto acima, analise as afirmações a seguir sobre as civilizações da Antiguidade Oriental:

 

I. Os egípcios desenvolveram um significativo conhecimento de engenharia, conforme ressalta o texto, com grandes construções, tais como canais de irrigação, templos e pirâmides.

II. Tanto as ações dos sacerdotes egípcios como as dos sacerdotes do Templo de Jerusalém, diferentemente do que propõe o autor, não representavam ações de poder ligadas a um poder central.

III. Os povos, que habitaram a região da Mesopotâmia, desenvolveram conhecimento no campo da astrologia e da astronomia.

IV. O autor aponta como um dos elementos essenciais na caracterização de uma civilização a estruturação de regras de convívio político.

V. Apesar de a criação das cidades ser uma das características das antigas civilizações, não podemos destacar a vida urbana como uma das características da antiga Mesopotâmia, em especial no Segundo Império Babilônico.

 

Estão CORRETAS

Escolha uma das alternativas.