Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2012

Leia o texto a seguir:

... a desigualdade de gênero continua disseminada e arraigada em muitas culturas. As mulheres e as meninas constituem 3/5 do bilhão de pessoas mais pobres do mundo; as mulheres são 2/3 dos 960 milhões de adultos em todo o mundo que não sabem ler, e as meninas representam 70% dos 130 milhões de crianças que não vão para a escola. Algumas normas e tradições culturais e sociais perpetuam a violência associada ao gênero e tanto os homens como as mulheres podem aprender a fazer “vista grossa” ou aceitar a situação. De fato as mulheres podem defender a estrutura que as oprime.

Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

I. Os indicadores sociais da população atual, correspondentes à discriminação de gênero, apontam que as mulheres, em todos os países do mundo, ainda são vítimas de discriminação e apresentam taxas de participação política e equidade salarial superiores às da população masculina.

II. A opressão de gênero não se origina em bases estruturais, pois mantém relação direta com as variáveis biológicas, definidas de acordo com o sexo, e considera que homem e mulher são construções naturais, conforme demonstram os índices demográficos.

III. As estatísticas demográficas oficiais compreendem gênero como uma construção relacional sociológica, político-cultural do termo sexo, indicando a necessidade de referências concretas sobre a identidade masculina e feminina.

Apenas está CORRETO o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.