UPE 2012

Na perspectiva dialética e histórica, a ação do homem no mundo natural, à medida que seu crescente desenvolvimento biológico lhe vai permitindo, produz duas ordens de resultados: a criação de objetos artificiais e a de ideias, com que, cada vez, vai representando melhor e mais extensamente a realidade no pensamento. Ambos os tipos de resultados são cultura.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência. In: SOUZA, Sônia Maria Ribeiro. Um outro olhar. 1995, p. 111.

 

Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir:

 

I. A cultura pode ser considerada um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes, que modelam uma sociedade.
II. A cultura não engloba tudo o que é relativo ao homem, sejam coisas e/ou acontecimentos; consequentemente, o conceito de cultura também não é coextensivo a tudo o que é humano.
III. A ação humana não se esgota na sua dimensão prática. O homem também produz símbolos, isto é, valores, ideias, leis, linguagem, sonhos e fantasias.
IV. O trabalho viabiliza a interferência consciente do homem na natureza; a cultura resulta da capacidade de reter e classificar, sob a forma de ideias, os resultados dessa interferência na natureza.
V. O mundo cultural é um sistema de significados ainda por ser estabelecido de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores a ser trabalhado, no qual começa a construir sua própria vida cultural sem interferência do processo já existente.

 

Estão CORRETOS

Escolha uma das alternativas.