UPE 2012

O questionamento científico a respeito da origem da vida iniciou-se com experimentos sobre a formação de organismos vivos, a partir da matéria inanimada (geração espontânea). As ideias evoluíram derrubando essa hipótese, e outras foram desenvolvidas. Em relação às principais hipóteses sobre a origem da vida, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.

 

1a Coluna:

 

1. Heterotrofismo

2. Autotrofismo

3. Abiogênese

4. Panspermia

5. Fotossíntese

 

2ª Coluna

 

( ) Para sobreviverem e se desenvolverem num ambiente primordial, os organismos primitivos necessitavam sintetizar seus próprios nutrientes.

( ) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou, então, pela poeira espacial.

( ) Para sobreviverem e se desenvolverem num ambiente primordial, os organismos primitivos necessitavam de uma fonte externa de compostos orgânicos.

( ) Produção de alimento a partir de substâncias inorgânicas simples, utilizando-se da energia radiante (luminosa). Foi um passo importante e decisivo na história da vida na Terra.

( ) Até meados do século XIX, os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados, espontaneamente, do corpo de cadáveres em decomposição.

 

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

 

 

 

Escolha uma das alternativas.