UPE 2012

Sobre a literatura barroca no Brasil, analise as seguintes afirmativas.

I. O Barroco é uma escola literária cuja base de formação histórica e social se relaciona a reflexões que remetem o leitor a uma literatura caracterizada por ideias que são opositivas ao tempo que são também profundamente críticas.

II. Gregório de Matos, um dos expoentes do barroco brasileiro, construiu sua obra literária fundamentado em três princípios, a saber: o amor é uma ilusão; a crença religiosa é irrelevante para o ser humano; os políticos não têm ideologia.

III. A estética barroca, embora seja aqui relacionada à produção literária, não é necessariamente uma arte posta exclusivamente a serviço da literatura. De verdade, nenhuma estética está restrita a uma estética do texto literário.

IV. Nos textos narrados em seus Sermões, Padre Vieira lança mão de alguns recursos que se podem dizer barrocos. Entre eles, identificamos o paradoxo, ou seja, a possibilidade de construir sempre ideias convergentes e biunívocas.

V. A poesia de Gregório de Matos não se confunde com a prosa de Padre Vieira no âmbito da linguagem apresentada na maneira como ambos se dispõem a trazer para o leitor as problemáticas da época dos quais tais autores fazem parte.

Está CORRETO o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.