Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2012

Europa e EUA querem barrar 'tentação protecionista'

A Proposta dos governos americano e europeu é a de que países emergentes e ricos congelem tarifas de importação por tempo indeterminado

Europa e Estados Unidos propõem que todos os países emergentes, além dos próprios ricos, congelem suas tarifas de importação por um tempo indeterminado como forma de barrar a "tentação protecionista'. A proposta está sendo feita depois que ficou claro, para a comunidade internacional, que a Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) não será concluída no curto ou médio prazo. Nesta terça-feira, 21, o diretor-geral da entidade, Pascal Lamy, confirmou que a pressão protecionista no mundo cresce de forma perigosa, a medida que as repercussões da crise insistem em afetar a economia mundial. Sem conseguir um acordo para Iiberalizar o comércio nos paises emergentes, como Brasil, China e Índia, os governos de Estados Unidos e Europa querem pelo menos que essas três grandes economias se comprometam a não mais elevar suas tarifas de importação.
21 de junho de 2011 I 18h 17. Jornal O Estado de São Paulo. Adaptado.

O protecionismo, tratado no texto acima, se caracteriza pela adoção isolada ou conjunta de algumas medidas. Identifique-as entre os itens a seguir: 

I. Cláusulas ambientais e trabalhistas
II. Barreiras fitozoossanitárias
III. Cláusulas culturais
IV. Barreiras tarifárias
V. Barreiras não tarifárias

Apenas estão corretos

Escolha uma das alternativas.