UPE 2012

Vivemos hoje grave crise mundial de valores. É difícil, para a grande maioria da humanidade, saber o que é correto e o que não é. Esse obscurecimento do horizonte ético redunda numa insegurança muito grande na vida e numa permanente tensão nas relações sociais que tendem a se organizar ao redor de interesses particulares do que ao redor do direito e da justiça.

(BOFF, Leonardo.Ética e Moral, Rio de Janeiro: Vozes, 2010, p. 27).

 

Com relação a esse assunto, analise os itens abaixo:

 

I. O homem é um ser, que possui um senso ético e uma consciência moral, ou seja, constantemente avalia e julga suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
II. Os valores éticos se oferecem, portanto, como expressão e garantia de nossa condição de sujeitos, proibindo moralmente o que nos transforma em coisa usada e manipulada por outros.
III. A consciência moral, como juiz interno, avalia a situação, consulta as normas estabelecidas, interiorizando-as como suas ou não, toma decisões e julga seus próprios atos.
IV. Para ser responsável, é preciso ser plenamente consciente, é preciso ser capaz de discernir entre o bem e o mal, é preciso ter conhecimento dos valores morais.
V. Em cada época, a realização da moral é separável de certos princípios básicos ou regras básicas de comportamento. A realização da moral é assunto exclusivo dos indivíduos; é necessário examinar as instâncias individuais que influem no seu comportamento moral.

 

Assinale a alternativa que contém os itens CORRETOS.

Escolha uma das alternativas.