Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2013

A água é um líquido precioso, mas a poluição e o mau uso desse recurso natural ampliam consideravelmente a escassez hídrica e contribuem para que o acesso à água potável se transforme num foco de tensão.

 

Sobre esse tema, são apresentadas as afirmativas a seguir:

 

I. O Egito tem feito pressão militar e econômica sobre a Etiópia e o Sudão, localizados nas cabeceiras do Nilo, para que não construam barragens e, assim, diminuam o volume de água daquele rio.

II. A escassez de água poderá acarretar a existência de muitos refugiados ambientais, particularmente no continente africano.

III. Israelenses e palestinos confrontam a Jordânia e a Síria pelo controle do estratégico vale do rio Jordão, que é a principal fonte de água da região.

IV. Na Ásia Central, a tensão motivada pelas reservas hídricas é crescente. O Tadjiquistão e o Quirguistão controlam a maior parte das reservas da região, enquanto o Uzbequistão é o maior  consumidor e quer acesso facilitado aos recursos hídricos.

V. Mudanças climáticas previstas aumentarão a temperatura da superfície marinha e irão alterar o quadro térmico das correntes marinhas, provocando, assim, mudanças  no padrão das chuvas.

 

Estão CORRETAS:

Escolha uma das alternativas.