Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

UPE 2013

Foi ao longo do século XIX, com a Europa da Revolução Industrial e do capitalismo, que uma segunda onda expansionista levou os “burgueses conquistadores”, senhores do capital, da ciência e da tecnologia, irresistivelmente, à apropriação direta ou indireta das terras e dos mares do globo. Surgia, assim, na esteira desse amplo movimento de expansão e conquista territorial, empreendido pelo homem branco, um sistema, em nível planetário, de dominação política, de exploração econômica e de sujeição cultural: o colonialismo. A sua implantação se fez através de acirrada concorrência e fortes tensões entre as potências colonialistas que disputavam os mercados, a ocupação dos territórios e a preeminência, ou seja, o prestígio nacional.

(LINHARES, Maria Yedda. Em face do imperialismo e do colonialismo. IN: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Et Al. Impérios na História. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009, p.235.)

 

Com base no texto acima, sobre o processo de colonização do mundo não europeu ao longo do século XIX, assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.