Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de História

Listagem de exercícios

UPE 2013

Foi ao longo do século XIX, com a Europa da Revolução Industrial e do capitalismo, que uma segunda onda expansionista levou os “burgueses conquistadores”, senhores do capital, da ciência e da tecnologia, irresistivelmente, à apropriação direta ou indireta das terras e dos mares do globo. Surgia, assim, na esteira desse amplo movimento de expansão e conquista territorial, empreendido pelo homem branco, um sistema, em nível planetário, de dominação política, de exploração econômica e de sujeição cultural: o colonialismo. A sua implantação se fez através de acirrada concorrência e fortes tensões entre as potências colonialistas que disputavam os mercados, a ocupação dos territórios e a preeminência, ou seja, o prestígio nacional.

(LINHARES, Maria Yedda. Em face do imperialismo e do colonialismo. IN: SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. Et Al. Impérios na História. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2009, p.235.)

 

Com base no texto acima, sobre o processo de colonização do mundo não europeu ao longo do século XIX, assinale a alternativa CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login