UPE 2013

Leia o trecho da música Samarica Parteira, interpretada por Luiz Gonzaga.

 

....
‐ Lula!
‐ Pronto patrão.
‐ Monte na bestinha melada e risque. Vá ligeiro buscar Samarica parteira que Juvita já tá
com dô de menino.
.....‐ Foi a maior carreira que eu dei na minha vida...
Piriri piriri .... uma cancela: nheeeiim ... pá... ...Um rancho...
‐ Au au!...
‐ Tá me estranhan'o cruvina? Era cruvina mermo. Balançô o rabo.
‐ Não sei porque cachorro de pobe tem sempre nome de peixe: é cruvina, traíra, piaba,
matrinxã, baleia, piranha....
Disponível em: http://letras.mus.br/luiz-gonzaga/392697/. Adaptado.

 

Analise as afirmativas a seguir:

 

I. A baleia, um mamífero, por vezes, é confundida com peixes, conforme o exemplo da música. Isso ocorre, principalmente, por causa do formato do seu corpo e da presença de nadadeiras.

II. As baleias respiram por meio de pulmões e precisam subir à tona para efetuar as trocas gasosas. Os peixes ósseos, por sua vez, respiram, na sua maioria, por meio de brânquias, projeções filamentosas ricas em vasos sanguíneos, localizados nos arcos entre as fendas branquiais, e não necessitam subir à superfície.

III. A organização básica do sistema digestório é semelhante entre peixes e baleias. O tubo digestório inicia na boca, seguida da faringe, do esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, terminando no ânus. No entanto, os peixes ósseos possuem uma válvula espiral com a função de retardar o trânsito dos alimentos, dando mais tempo à digestão.

IV. Em relação ao sistema circulatório, os peixes ósseos têm um coração com apenas duas câmaras – um átrio e um ventrículo, enquanto as baleias têm coração com quatro câmaras – dois átrios e dois ventrículos completamente separados.

V. Os peixes ósseos, assim como as baleias, são dioicos, e a maioria tem fecundação interna. Os embriões se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, alimentando‐se de substâncias que retiram do sangue materno por meio de uma estrutura semelhante à placenta, sendo, portanto, espécies vivíparas.

 

Estão CORRETAS

Escolha uma das alternativas.