Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Literatura

Listagem de exercícios

UPE 2013

Memórias póstumas de Brás Cubas, livro que marcou o início da estética realista no Brasil, quando adaptado para o cinema, assumiu ares de comédia por ter sido escrito “com a pena da galhofa e a tinta da melancolia”.

 

Considerando a leitura do romance, analise as afirmativas e assinale V para as Verdadeiras e F para as Falsas.

 

(  )  O romance é fragmentado em decorrência das frequentes digressões realizadas pelo    narrador onisciente quando, comentando    sua própria escrita, dirige‐se ao leitor e alude a escritores anteriores, entre eles Shakespeare.

(  )  Em Memórias póstumas de Brás Cubas, existe um narrador‐personagem, que relata sua   história de além‐túmulo,  contrariando a ordem natural e a linearidade até então em vigor  na ficção brasileira. Esse artifício é comentado  pelo próprio narrador  já no início   do romance.

(  ) Em Memórias póstumas de Brás Cubas, o narrador‐personagem goza de  isenção, a que lhe é concedida pelo fato de se tratar de um relato proferido por um  “defunto‐ autor”, legado que lhe permite expressar‐se, de forma sarcástica e crítica, sobre si mesmo, uma vez que nada mais poderá afetá‐lo.

(  ) Ao parodiar o discurso bíblico afirmando “Não só de fé vive o homem, mas também de pão e seus compostos e similares”, Brás Cubas impõe ao romance uma visão   materialista, característica do Realismo.

(  ) “Marcela amou‐me durante    quinze meses e    onze contos de réis” são palavras que sugerem ao leitor   ser o gênero comédia    imposto ao filme resultante do discurso irônico, marca registrada da linguagem do “bruxo do Cosme Velho”.

 

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login