UPE 2013

O objetivo da política pode ser resumido em uma frase: Com liberdade política, o homem se torna autenticamente ele próprio, livre para ordenar os negócios internos da nação e para afirmar-se face ao exterior. A política pretende subjugar a violência por meio do debate, do pacto, da busca de uma vontade comum através de caminhos legais.

JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico, 1999, p.69.

 

Com relação a esse assunto, assinale com V as afirmativas Verdadeiras e com F as Falsas.

 

(     ) Liberdade política consiste no direito do cidadão em tomar parte na organização e no exercício do governo; também em votar e ser votado, desde que preenchidas as exigências legais.

(     ) O conceito moderno de política está ligado estritamente ao poder. O exercício do poder, entretanto, está estritamente vinculado à Antiguidade.

(     ) As dimensões intersubjetiva e social são iniludíveis. Estes são dois dos elementos que constituem o campo da significação política.

(     ) Na concepção crítica do pensamento liberal burguês, a liberdade tem como ponto de partida a liberdade individual e não o interesse coletivo.

(     ) Desde sua origem, o pensamento filosófico não cessou de refletir sobre a dimensão do fenômeno político, elaborando teorias para explicar sua origem, sua finalidade e suas formas.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 

Escolha uma das alternativas.