UPE 2013

O termo Ética é, sem dúvida, dos mais difundidos e dos mais constantemente usados na linguagem contemporânea, seja na literatura especializada ou na fraseologia política, seja na comunicação de massa. É evidente, por outro lado, a deterioração semântica do termo nessa sua migração incessante por tantas formas diferentes de linguagem.

VAZ, Henrique C. de Lima. Escritos de filosofia IV Introdução à Ética Filosófica 1, 1999, p. 11.

 

Sobre esse assunto, analise os seguintes itens:

 

I. A consciência moral pode ser concebida como inata. Supõe-se nesse caso que, pelo mero fato de existir, todos os homens possuem uma consciência moral, num sentido análogo ao que se considera que têm certos princípios intelectuais.

II. A ética não é uma ciência teorética, mas rigorosamente prática. Por outro lado, considerando-se a autonomia dos valores, é a ética uma disciplina filosófica independentemente de todas as demais disciplinas.

III. O fenômeno moral é, essencialmente, fato que encerra aprovação ou censura. Certos atos despertam sentimento de aprovação, de estima, até de entusiasmo, enquanto outros excitam a reprovação, o desprezo, a indignação.

IV. A regra moral, em sua parte mais visível, provém da sociedade ou da religião; a religião vem também, de certa maneira, da sociedade; por outro lado, moral e religião confirmam, muitas vezes, os preceitos sociais.

V. A ética é a prática ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma geral de comportamento humano.

 

Estão CORRETOS

Escolha uma das alternativas.