UPE 2013

Os ciclos biogeoquímicos são essenciais para a manutenção de todos os elementos na natureza e, por meio desses, é que os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta. Entretanto, as atividades humanas alteraram profundamente os ciclos biogeoquímicos, despejando grande quantidade de nitrogênio, fósforo, carbono e outros elementos no solo, no ar e na água.

 

Analise as afirmativas a seguir acerca do impacto das atividades humanas sobre os ciclos biogeoquímicos:

 

I. O aumento da temperatura pode causar alterações no Ciclo da Água, principalmente na fusão das camadas de gelo polar, e seu degelo altera o nível do mar, causando inundação e submersão de ilhas e terras baixas, reduzindo as áreas disponíveis para a ocupação e atividade humanas.

II. A queima de combustível fóssil, principalmente petróleo e carvão, e mudanças do uso do solo lançaram, na atmosfera, grande quantidade de CO2, gás do efeito estufa, aumentando a temperatura da Terra.

III. A fotossíntese é o principal processo responsável pela manutenção do oxigênio na atmosfera e transforma dióxido de carbono e água em oxigênio e açúcar. As florestas tropicais são responsáveis por mais de 95% do oxigênio atmosférico do planeta, e o desmatamento acarreta impactos consideráveis sobre o estoque desse gás na atmosfera.

IV. O uso de fertilizantes na agricultura libera grande quantidade de nitrogênio no solo e na água.

V. O fósforo retirado da rocha é processado para a produção de fertilizantes utilizados na agricultura. Essa prática de mineração e do processamento desse elemento tem acelerado o aquecimento global.

 

Estão CORRETAS, apenas,

Escolha uma das alternativas.