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UPE 2014

A bola

 

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola.

 

O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal!”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa.

 

– Como é que liga? – perguntou.

 

– Como, como é que liga? Não se liga.

 

O garoto procurou dentro do papel de embrulho.

 

– Não tem manual de instrução?

 

O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.

 

– Não precisa de manual de instrução.

 

– O que é que ela faz?

 

– Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.

 

– O quê?

 

– Controla, chuta...

 

– Ah, então é uma bola.

 

– Claro que é uma bola.

 

– Uma bola, bola. Uma bola mesmo.

 

– Você pensou que fosse o quê?

 

– Nada não.

 

O garoto agradeceu, disse “Legal” de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.

 

O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.

 

– Filho, olha.

 

O garoto disse “Legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro do couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.

VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 41-42. Adaptado.

 

Quanto ao emprego dos sinais de pontuação no texto, assinale a alternativa CORRETA.

Escolha uma das alternativas.