Tenha acesso completo ao Stoodi

Assine o Stoodi e prepare-se para o ENEM com nossos conteúdos exclusivos!

Exercícios de Gramática

Listagem de exercícios

UPE 2014

Brasileiros festejam no Twitter e exaltam alemães por comemoração pataxó

 

(1) Não foi só pela rivalidade com a Argentina. Os brasileiros comemoraram o título da Alemanha pela simpatia, pela humildade e, claro, pelo bom futebol demonstrado durante a Copa do Mundo no Brasil. Para completar, eles ainda fizeram uma dança inspirada nos rituais dos índios pataxós em volta da taça para comemorar. Os campeões conquistaram de vez a torcida no Twitter. Veja a seguir como foi a repercussão:

 

(2) – Se o Brasil fosse campeão estariam dançando Lepo Lepo. Como foi à Alemanha, fizeram uma dança Pataxó...

 

(3) – Enquanto os bras. fazem aquelas dancinhas ridículas em comemoração, os alemães foram lá e valorizaram o que nem é deles, os índios Pataxós!!!

 

(4) – Enquanto matamos índios e destruímos aldeias, alemães dançam como os Pataxós. Isso diz um pouco do fiasco da gente como país.

Disponível em: http://copadomundo.uol.com.br. Acesso em: 15/07/14. Adaptado.

 

Sobre a norma linguística utilizada nos comentários de internautas que ajudam a compor o texto, analise as proposições a seguir.

 

I. No 2º parágrafo, o acento grave foi empregado corretamente, pois a forma verbal “foi” exige a preposição “a”, e o termo “Alemanha” é feminino e precedido de artigo.
II. A forma como as reticências aparecem no 2º parágrafo revela a despreocupação com algumas convenções da escrita, o que é característico do ambiente virtual.
III. No 3º parágrafo, o termo “bras.” funciona como uma abreviação de “brasileiros” e está de acordo com a linguagem espontânea que caracteriza as condições de produção de comentários em muitas redes sociais.
IV. No 4º parágrafo, há um desvio de concordância inadmissível em textos veiculados na rede: as formas no plural “matamos” e “destruímos” aparecem no mesmo contexto que o termo no singular “a gente”.

 

Estão CORRETAS, apenas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login