UPE 2014

Brasileiros festejam no Twitter e exaltam alemães por comemoração pataxó

 

(1) Não foi só pela rivalidade com a Argentina. Os brasileiros comemoraram o título da Alemanha pela simpatia, pela humildade e, claro, pelo bom futebol demonstrado durante a Copa do Mundo no Brasil. Para completar, eles ainda fizeram uma dança inspirada nos rituais dos índios pataxós em volta da taça para comemorar. Os campeões conquistaram de vez a torcida no Twitter. Veja a seguir como foi a repercussão:

 

(2) – Se o Brasil fosse campeão estariam dançando Lepo Lepo. Como foi à Alemanha, fizeram uma dança Pataxó...

 

(3) – Enquanto os bras. fazem aquelas dancinhas ridículas em comemoração, os alemães foram lá e valorizaram o que nem é deles, os índios Pataxós!!!

 

(4) – Enquanto matamos índios e destruímos aldeias, alemães dançam como os Pataxós. Isso diz um pouco do fiasco da gente como país.

Disponível em: http://copadomundo.uol.com.br. Acesso em: 15/07/14. Adaptado.

 

Sobre a norma linguística utilizada nos comentários de internautas que ajudam a compor o texto, analise as proposições a seguir.

 

I. No 2º parágrafo, o acento grave foi empregado corretamente, pois a forma verbal “foi” exige a preposição “a”, e o termo “Alemanha” é feminino e precedido de artigo.
II. A forma como as reticências aparecem no 2º parágrafo revela a despreocupação com algumas convenções da escrita, o que é característico do ambiente virtual.
III. No 3º parágrafo, o termo “bras.” funciona como uma abreviação de “brasileiros” e está de acordo com a linguagem espontânea que caracteriza as condições de produção de comentários em muitas redes sociais.
IV. No 4º parágrafo, há um desvio de concordância inadmissível em textos veiculados na rede: as formas no plural “matamos” e “destruímos” aparecem no mesmo contexto que o termo no singular “a gente”.

 

Estão CORRETAS, apenas:

Escolha uma das alternativas.