UPE 2014

Considere o texto a seguir e analise os itens correspondentes à condição geográfica atual do processo de envelhecimento da população no mundo. 

 

Segurança, poder econômico e independência no envelhecimento

 

Qualquer representação que se faça do envelhecimento em um mundo de 7 bilhões terá de ser necessariamente caleidoscópica – para refletir os vários imperativos culturais, fatores sociais, níveis de desenvolvimento e disponibilidade de recursos que definem um país ou uma sociedade.
Fonte: UNESCO, 2011.

 

I. Na China, o percentual de idosos da população nacional aumenta constante e rapidamente. Isso é resultado da combinação entre baixas taxas de fecundidade, oriundas da política de planejamento familiar, e de uma vida mais saudável que favoreceu o aumento do número de idosos.
II. A Finlândia, tal como inúmeras nações europeias, o Japão e a República da Coreia viram sua população envelhecer rapidamente, resultado, dentre outros fatores, de uma fecundidade muito baixa.
III. Todo país, rico ou pobre, industrial ou ainda em desenvolvimento, apresenta uma população que envelhece. Na maior parte das sociedades, as mulheres, em razão de viverem mais tempo que os homens, formam a maioria da população idosa.
IV. Em seis décadas, as mudanças no perfil demográfico dos países demonstram que a expectativa de vida ao nascer diminuiu em 11 anos, entre 1950 e 2010, nos mais desenvolvidos. Por outro lado, nas regiões menos desenvolvidas, a expectativa de vida diminuiu em 26 anos, no mesmo período.

 

Está(ão) CORRETO(S)

Escolha uma das alternativas.